10 dicas para fazer sala barata parecer cara (e bem cara)!

Não é por ter um orçamento mais limitado que não consegue fazer uma sala barata parecer cara. O truque está nas pequenas coisas e pormenores. Saiba quais.

Adorava ter uma sala daquelas que aparecem nas revistas, mas quando olha para o seu orçamento fica imediatamente desanimado? Não fique! Acredite que fazer uma sala barata parecer cara é mais fácil do que pensa!

Mantenha-se connosco, pois vamos partilhar consigo os 10 “mandamentos” para conseguir dar um toque extra de classe, estilo e glamour à sua sala sem ter de gastar rios e rios de dinheiro! E, para começar, tenha sempre em mente uma regra de ouro: menos é mais!

10 Truques para fazer uma sala barata parecer cara e digna de revista:

1. Invista num cantinho verde

Não, não vamos sugerir que pinte uma parede de verde ou que decore um espaço nestes tons. Nada disso! A nossa sugestão é bem mais simples e barata: plantas. Defina um espaço para colocar plantas de várias espécies, de diferentes tons de verde e estilos.

Para as encontrar a bom preço, e assim conseguir uma sala barata, mas bem decorada, visite os hortos locais onde não faltam boas opções por pouco dinheiro. Não precisa de comprar aquelas espécies mais raras e caras para obter um bom resultado decorativo.

2. Prefira o clássico e intemporal

Por mais tendências e estilos que surjam, nada se assemelha ao clássico e ao dito “intemporal”. Quando vê aquelas casas bem luxuosas, e se analisar a sua decoração e mobiliário, percebe de imediato que as peças são geralmente seculares.

Itens como lustres, cortinas, móveis trabalhados e poltronas são elementos que acrescentam glamour ao ambiente. Veja em casa o que tem de antigo e restaure a peça se for necessário! Vai gastar menos do que se comprar algo novo.

3. Tapeçaria de qualidade

Uma sala de estar sem um tapete fofo e confortável não está completa. É certo que este não é dos artigos mais baratos no mercado, mas hoje já existem lojas como IKEA, La Redoute, Leroy Merlin ou Superdecor, onde encontra tapetes de boas dimensões a um preço razoável. Se optar por um tapete com padrão, mais facilmente consegue o efeito desejado.

4. Espelhos, pois claro

Os espelhos só trazem vantagens: ajudam à iluminação, ampliam a divisão e, claro, são um toque de luxo.

Coloque um espelho sobredimensionado numa das paredes, por cima da lareira ou de frente para uma janela para criar um ambiente mais luxuoso e maior. Sugerimos um espelho com uma moldura dourada (mas com pouco brilho!) ou em bronze.

Nada como uma área espaçosa para dar um aspeto caro a uma sala barata. É certo que é apenas uma ilusão de ótica mas o que seria da vida sem um pouco de magia?

5. Brinque com as cores


Optar por um ambiente minimalista pode dar um ar luxuoso a uma divisão. Se a ideia fazer uma sala barata parecer cara, aqui tem a solução mais eficaz. Lembre-se: menos é mais, por isso, aposte numa decoração monocromática que ajudará a criar um espaço mais coerente e salpique-o com detalhes em madeira e pele para aquecer e enriquecer o ambiente.

6. Mantenha tudo organizado, arrumado e limpo

São os três pilares básicos para qualquer área de sua casa parecer mais cara e luxuosa. Um espaço arrumado e limpo terá um ar mais apelativo do que um outro carregado de tralha.

Livre-se da desarrumação e das coisas supérfluas e tenha menos objetos que sejam o foco da decoração e possam brilhar. Vire uma verdadeira Marie Kondo.

7. Algum brilho, mas q.b.

Esta dica para fazer uma sala barata parecer cara tem de ser aplicada com muita cautela para que o feitiço não se vire contra o feiticeiro.

Um pouco de brilho num ambiente decorativo vai trazer um toque de luxo ao espaço, mas tem de ser aplicado apenas em pequenos pormenores como alguns pontos metálicos, em peças com um pouco de acrílico ou vidro ou até mesmo numa moldura de fotografia.

8. Cuide das suas paredes

Seja de que cor for ter as paredes imaculadamente pintadas, vai dar um ar muito mais rico à sua sala. Naturalmente, com tons mais sóbrios e mate como cinzento, branco, bege, azul escuro ou preto vai conseguir um efeito mais luxuoso. Mas pode arriscar e optar por padrões, como riscas ou qualquer outro, que podem ser aplicados com a ajuda de um stencil.

9. Riqueza de texturas

Experimente incluir texturas diferentes. Assim vai criar uma nova dinâmica e tornará a sua sala ainda mais diferenciada das mais típicas.

Uma sugestão: peças em materiais naturais podem ser combinadas com outras mais contemporâneas e outras mais tradicionais.

10. Aproveite bem a luz

A iluminação é um dos elementos chave num ambiente decorativo e pode ser a diferença entre conseguir ou não fazer uma sala barata parecer cara. Em primeiro lugar, tire o melhor partido da iluminação natural do espaço. Depois, aposte em candeeiros bem estilosos e diferentes – procure-os, por exemplo, em flea markets onde, certamente, encontrará um candeeiro que vai fazer toda a diferença na sua sala.

Este conteúdo é uma reprodução do E-Konomista “10 dicas para fazer sala barata parecer cara (e bem cara)!“. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link:https://www.e-konomista.pt/artigo/fazer-sala-barata-parecer-cara/


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code