10 Dicas de como cuidar das plantas no inverno

Durante os meses de inverno as temperaturas baixam, e com o vento e a chuva torna-se complicado cuidar corretamente das plantas. Porém, a partir de agora vai deixar de ser uma tarefa onde tens dificuldade porque, vamos dar-te 10 dicas para ajudar-te! Estás preparado?!

1 – Rega de manhã

Ao contrário do que acontece no Verão em que é preferencial regar as plantas ao fim do dia, no Inverno o ideal é regar de manhã. Porque? Por uma questão simples, de noite as temperaturas baixam e faz com que a água utilizada para regar as plantas não se evapore. Ao regares as tuas plantas de manhã, faz com ao longo do dia a água evapore até às temperaturas mais baixas da noite. 

2 – Diminui as regas nas plantas do interior

Pelos fatores que já falamos antes, nomeadamente das temperaturas mais baixas e da humidade do ar, ao longo do Inverno não precisas de regar tantas vezes as tuas plantas. Podes regar apenas 1 vez por semana, plantas que habitualmente regas dia sim, dia não. Assim, darás tempo para que a água utilizada em cada rega se evapore.

3 – Adubo

Durante o Inverno, à semelhança da rega, também podes diminuir a frequência. Isto porque o uso excessivo de água e fertilizantes, podem criar pragas, fungos ou apodrecer a raiz da planta, que é tudo o que não pretendemos!

Porém é importante que alternes entre adubos para garantir um solo forte e nutritivo para as tuas plantas.

4 – Luminosidade

Esta é outra dica muito importante! As plantas estão habituadas ao Sol e gostam de luz, por isso mesmo durante o Inverno – altura em que os dias são mais curtos e mais escuros, lembra-te de aproximar as tuas plantas de casa para perto da janela, assim vais ajudá-las a receber toda a luz que precisam.

5 – Poda

Durante o Inverno as plantas têm mais dificuldade em crescer, por isso mesmo recomenda-se que nesta época do ano apenas de retire algumas folhas velhas ou caídas, que podem dificultar o crescimento da planta e esperar até à Primavera para fazer a poda.

Como habitualmente se costuma dizer – a poda deve ser feita nos meses sem R: Maio, Junho, Julho e Agosto.

6 – Aproveita para plantar

Existem muitas plantas como a Ciclame, Cinerária, Margarida Inglesa ou Prúmula que são perfeitas para plantar durante o inverno por se adaptarem melhor aos climas frios. Por isso, podes aproveitar esta altura do ano mais fria para as plantar.

7 – Limpa as plantas

Outro cuidado importante, para afastar possíveis doenças nas folhas ou pragas é a limpeza das folhas das plantas. Recomendamos que as transportes até uma divisão da casa como a cozinha ou casa-de-banho e que com cuidados limpes as folhas das plantas com um pano húmido de modo a eliminar o pó acumulado.

8 – Protege-as do frio

Ao longo das noites mais frias, procura levar as tuas plantas para o interior de casa ou cobri-las com uma manta ou lona. A queda de geada durante a noite, deixa uma camada de gelo em cima das folhas que ao nascer do Sol queima-as.

Caso não te seja comodo, levar para o interior de casa ou cobrir com uma manta, outra dica é antes do nascer do sol regar as plantas. 

9 – Manutenção

Ao longo dos meses frios, podes ainda aproveitar para fazer a manutenção de alguma das tuas plantas que tens em casa. Para além da limpeza, que é importante e já mencionamos, podes mudar os vasos a algumas plantas que, entretanto, cresceram e ficaram grandes demais para o vaso atual.

10 – Planeamento

Outra dica muito importante é fazer um planeamento, ao longo do inverno podes começar a pensar quais as plantas que gostarias de plantar na primavera e começar a procurar sementes, fertilizantes e vasos para que quando chegarem os dias maiores e um clima mais quente possas colocar mãos à obra.

Estas foram as 10 dicas para cuidares das tuas plantas ao longo do inverno, nos dias mais frios. Agora, temos a certeza que será menos complicado de fazer crescer as tuas plantas favoritas.

Este conteúdo é uma reprodução do Habitissimo.“10 Dicas de como cuidar das plantas no inverno”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/10-dicas-de-como-cuidar-das-plantas-no-inverno


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code